quarta-feira, dezembro 15, 2004

Debate - Caso I

A empresa XPTO está certificada pela norma NP EN ISO 9001.
Um cliente da XPTO ficou extremamente insatisfeito com o atendimento prestado pela empresa e decidiu reclamar junto da entidade que certificou a XPTO.

O cliente pode fazer isto?
O que a XPTO pode/deve fazer?
O que a entidade certificadora pode/deve fazer?

Ficamos a aguardar os vossos comentários!

1 comentário:

Dulce Pacheco disse...

Bem, vou também dar a minha opinião:
É claro que o cliente pode reclamar junto da entidade certificadora. Basicamente, o cliente pode reclamar onde quiser!
Quanto à XPTO: talvez a melhor atitude é falar com a entidade certificadora e explicar o que se passou, mostrando evidências que tentou fazer tudo o que era possível para resolver a questão.
No que toca à entidade certificadora: penso que primeiro deve inquirir a XPTO sobre o que se passou. Depois comparar com a versão que ouviu do cliente insatisfeito. Finalmente, analisa a gravidade da situação e:
1. Pode aprovar as medidas tomadas pela XPTO.
2. Pode dar uma reprimenda à XPTO.
3. Ou, num caso extremo, penso que pode fazer uma auditoria extraordinária à XPTO.
É esta a minha opinião. Concordam comigo? Fico à espera de mais comentários!
Beijinhos.